24 junho 2009

Más Influências

Nos últimos dias, tenho lido alguns blogues escritos e comentados por gente com formação na área da economia, gestão, etc. A forma como estão redigidos os textos, rapidamente nos permitem concluir que muitas dessas pessoas são altamente qualificadas. São professores universitários, politólogos, jornalistas especializados, gente de alguma forma ligada a partidos políticos, etc.

O que me deixa preocupado é que, embora haja razoável divergência de pontos de vista entre esses senhores, todos parecem partilhar uma base dogmática comum que os impede de procurar novas soluções de forma mais livre e criativa. Ou seja, o que eu constato com tristeza e preocupação, é que estas pessoas, muitas delas bastante influentes, têm as suas mentes demasiado condicionadas e limitadas pelos valores dominantes na nossa sociedade. É como se as soluções para os problemas da sociedade estivessem espalhados numa cidade, e as pessoas mais competentes e vocacionadas para as procurar, se limitassem a fazê-lo num só bairro.

«Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos.»
Albert Einstein

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.