07 junho 2009

Evolução e Progresso

Todos sabemos o quanto a humanidade evoluiu nas últimas décadas. As telecomunicações, por exemplo, só nos últimos 30 ou 40 anos, evoluíram tanto quanto da pré-história até a essa data. Os cuidados médicos, são outro exemplo de enorme sucesso tendo permitido, a quem a eles tem acesso, um enorme aumento da esperança de vida.

Há, no entanto, uma questão que deve ser colocada: Terá havido progresso? Nos exemplos que referi, certamente que houve. No entanto, para mim, o progresso é evolução no bom sentido, sem os efeitos secundários tão negativos como as alterações climáticas, a destruição em larga escala de recursos naturais, a redução da biodiversidade, a desertificação, o aumento das desigualdades sociais entre outros graves problemas exclusivamente imputáveis ao Homem.












Estou convencido de que, para humanidade conseguir alcançar o progresso de forma generalizada, será necessário redefinir os valores que a têm orientado. Quando cada pessoa souber distinguir o que é verdadeiramente importante do que é supérfluo, e passar a agir em conformidade, o verdadeiro progresso acontecerá.

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.