19 agosto 2009

Selecção natural strikes again?

Normalmente, um problema começa por ser percepcionado por um pequeno número de pessoas. Essas pessoas vão chamando a atenção de outras, até que o grupo se torna suficientemente grande para que se encontrem e adoptem soluções.
Por vezes, verifico que a maioria das pessoas parece recusar-se a tomar consciência de certo tipo de problemas. Nalguns casos, isso resulta da forma errada como a comunicação é transmitida. Aí, o responsável é a pessoa que, ineficazmente, tenta alertar a outra. Noutras situações, a comunicação é eficaz, os argumentos são todos devidamente explicados, mesmo assim, o interlocutor continua em negação. Não quer ver a realidade embora reconheça e aceite todos os argumentos apresentados. Nestes casos, talvez só a psicologia consiga explicar o fenómeno.

Da minha parte, questiono-me se a relutância que a maioria das pessoas demonstra em tomar consciência dos graves problemas que a Humanidade está (a começar) a atravessar não fará parte do mecanismo de selecção natural... Afinal, a Mãe Natureza, cansada das agressões do Homem, talvez queira menos humanos à face da Terra. (Possivelmente, talvez só venham a prosperar os que, atempadamente, se prepararam para o que o futuro nos reserva.)

Nota:
Talvez seja um pensamento algo trágico, mas como não me agrada a (auto-)censura, resolvi publicá-lo.

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.