21 agosto 2009

Conciliar o Inconciliável


Por vezes, deparamos-nos com a obra de pessoas que parecem conseguir conciliar o que, até aí, parecia inconciliável. No livro «Cradle to Cradle», do arquitecto americano W. McDonough e do químico alemão M. Braungart, demonstram clara e brilhantemente como devemos repensar a forma como fazemos as coisas. Eles demonstram-nos, por exemplo, como a industria não tem necessariamente que ser prejudicial para o ambiente, e como, se as coisas forem feitas da forma correcta, não há necessidade de promover a redução do seu consumo de modo a proteger o ambiente. Eu diria que, em certa medida, eles tornam obsoleto o famoso conceito dos 3 Rs.

É leitura imprescindível por todos os arquitectos, engenheiros, designers e restantes profissionais com a responsabilidade de especificar matérias e processos de produção, em qualquer ramo da industria.
E, já agora, espreite este trailer do filme: "The Next Industrial Revolution".

Nota: Não existe edição em Português.
A versão original, está escrita num inglês muito acessível.

1 comentário:

Sandra Madeira Correia disse...

Ando a ler este livro. Imprescindível mesmo! Gostei muito do blog. Vou seguir atentamente!

Até breve

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.