22 dezembro 2012

A Armadilha do Crédito

Dei-me ao trabalho de criar uma ilustração onde se pode ver a situação concreta (neste caso, a minha) de um crédito à habitação concedido por um banco. Até há poucos anos, eu não fazia ideia de como funcionava um empréstimo bancário pelo que, como costumo dizer, caí na armadilha.

O meu objectivo com isto é alertar potenciais candidatos aos créditos bancários. (Se eu tivesse visto este gráfico na altura, certamente, não me teria endividado.)

(Clique na imagem para a ampliar)

Na base verde, encontra-se o valor que o banco me emprestou. Desse valor, em 7 anos, paguei 16,5%. Na base roxa, encontram-se os valores entregues ao Montepio Geral. (O roxo corresponde à cor com que fiquei quando me apercebi disto.)
Na minha óptica, há os seguintes aspectos inesperados e chocantes:

a) Os valor pago em juros ultrapassa largamente o valor amortizado durante o mesmo período. E a taxa de juro nominal andou sempre entre 1,77% e 5,69%, ou seja, em média, 3,39%;

b) O valor do seguro sofre um aumento anual que ronda os 6%. Que justificação haverá para este aumento? (Só me ocorre um - a ganância.) A pilha de notas é a menor mas, ainda assim, corresponde a um valor inaceitavelmente alto.

Para perceber melhor a mecânica da coisa, veja este pequeno filme:

Fonte: Positive Money

Por fim, o meu conselho:
Fujam do crédito como o diabo foge da cruz. NÃO SE ENDIVIDEM!!!

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.