11 dezembro 2009

"Pesadelo Americano"


Como cidadão e especialmente como pai, sinto o dever e a responsabilidade de demonstrar aos meus filhos que o caminho trilhado pelas últimas gerações anteriores não pode ser mantido. Temos de deixar de perseguir o "sonho americano". Esse sonho conduz-nos ao pesadelo, num futuro próximo. Temos de refazer completamente os nossos estilos de vida. Quase tudo nas nossas vidas terá de ser alterado por forma a conseguirmos fazer a transição urgente e necessária minimizando o desconforto que ela poderá acarretar.

Olhando à minha volta, sinto claramente que pertenço a uma minoria demasiado pequena para, por si só, conseguir que essa mudança ocorra. Neste momento, acho que só um acontecimento grandioso e de impacto muito negativo, poderá "incentivar" a sociedade a seguir por caminhos com futuro. (Embora eu acredite que, durante o meu tempo de vida, a Humanidade vá melhorar muito, também acredito que, para lá chegar, irá ter de passar por algo de muito trágico. No pain, no gain.)

Os sinais são muitos, a informação disponível é cada vez mais abundante, no entanto, parece haver uma "miopia" generalizada que impede as pessoas de se aperceberem dos efeitos negativos causados pelos seus pequenos actos do dia-a-dia.

É necessário:
1. Ouvir/ler os muitos alertas que nos chegam;
2. Reconhecer a necessidade urgente de agir;
3. Planear as acções a tomar a nível pessoal/familiar;
4. Implementar o plano traçado/Iniciar uma transição.
(Dito assim, até parece fácil...!)

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.