22 maio 2009

Competição, Formigas e Futebol

Vivemos numa sociedade muito curiosa. Há dias, ao observar uma “tribo” de formigas, dei comigo a pensar porque raio promovemos nós a competição, a todos os níveis da sociedade. Que temos nós a ganhar com a competição, desde que nascemos até que morremos. (Por vezes, até depois de mortos, já que até para arranjar um lugar no cemitério há competição, segundo consta.) Não haverá forma mais saudável para se atingir objectivos? A resposta foi descoberta na pré-história mas parece que se perdeu algures no tempo: Cooperação. Em vez de desperdiçarmos energia, uns contra os outros, talvez seja melhor dividir o esforço e atingir o objectivo n vezes mais rápida e facilmente.
Exemplo 1:
No futebol, o objectivo principal é marcar o maior numero possível de golos. Imagine um jogo de futebol em que as ambas as equipas decidem juntar-se e pôr em prática a cooperação. Em vez de, no fim do jogo, termos 2 ou 3 golos e 22 tipos todos “partidos”, teremos 22 tipos que marcaram uns... 180 golos (30 seg/golo), não sofreram nenhum (até porque tinham 2 guarda-redes a dividir a tarefa, em simultâneo) e que estão suficientemente frescos para iniciar uma nova partida, logo de seguida, se for caso disso.
Exemplo 2:
Nos desportos com menos almas envolvidas, também podemos tirar algumas conclusões. Imagine, um jogo de ténis em que os jogadores decidem cooperar do mesmo lado da rede. Bom, neste caso, não será possível jogar. Conclusão: É sempre melhor atingir objectivos integrado num grupo de dimensão razoável.

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.