30 outubro 2010

Zeitgeist: Futuro Agora

Filme a não perder. Estreia a 15 de Janeiro de 2011.

NOTA: Os economistas da (ortodoxa) corrente dominante devem tomar um calmante antes de verem o filme.


Excerto da transcrição:
«...Os economistas não são, de facto, economistas: são propagandistas do valor do dinheiro. Este sistema desperdiça mais do que todos os outros sistemas já existentes na história do planeta. Portanto você não está realmente a lidar com sistema económico mas sim... com um sistema anti-económico.»


Trailer oficial (pode activar as legendas em PT):
 

Construindo a Destruição do Futuro

Cartoon assinado por esse génio chamado Quino.
(Espero que ele não se incomode com este meu post.)


Muita gente pensa que, com o seu trabalho, está a construir o futuro e a contribuir para o progresso... (Rir!)

08 outubro 2010

Inércia Cultural

«Se continuarmos a fazer o que estamos a fazer, continuaremos a conseguir o que estamos a conseguir.»
Stephen Covery

...E os problemas permanecem sem solução, até surgir um inconformista inspirado que aja perante o reconhecimento de que...

 




Tradução livre:
A amplitude do nosso pensamento é limitada pelos valores dominantes da nossa sociedade. 
(Frase do Movimento Zeitgeist)

07 outubro 2010

Vacinar... ou Não

Ontem, o DN informava que foi lançado primeiro site português na Internet sobre vacinas. Fui espreitar esse website e, na secção da mortífera Gripe A, o Dr. António Diniz informa-nos de que a vacina é "eficaz e segura" sendo este um dos "elementos cruciais que poderão ter alterado o curso da pandemia"

Não querendo desconfiar das palavras deste especialista, lembrei-me de que aqui, há uns meses atrás, estavam a oferecer 10.000 US$ a quem conseguisse provar que a vacina da gripe A é "eficaz e segura", precisamente. (Uma oportunidade que o referido Dr. A. Diniz não deveria desperdiçar! Se eu descobrisse o seu email, alertá-lo-ia.)

Eu nada sei sobre vacinas pelo que não me passa pela cabeça fazer recomendações sobre se, alguém fora do meu circulo familiar, deve ou não tomar esta ou aquela vacina. O que me inquieta é suspeitar que a classe médica, mesmo com boas intenções, possa estar mais condicionada pelos interesses e estratégias comerciais das grandes empresas farmacêuticas do que pelo rigor científico.

O Sonhador

«A superioridade do sonhador consiste em que sonhar é muito mais prático que viver, e em que o sonhador extrai da vida um prazer muito mais vasto e muito mais variado do que o homem de acção. Em melhores e mais directas palavras, o sonhador é que é o homem de acção.»
Fernando Pessoa

Nesse caso, eu sou um homem de acção.

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.