24 junho 2010

Modelo de Sociedade

A minha leitura da actualidade, leva-me a acreditar que as próximas décadas serão moldadas pela seguinte equação:



Instabilidade Financeira + Escassez Energética +
+ Escassez de Recursos Naturais = Ausência de Crescimento Económico


Uma simples equação a contrastar com a complexidade da situação.

Nesta altura, há questões que devem ser levantadas:
- Será que só é possível ser-se feliz numa economia em crescimento?
- Não será possível prosperar sem crescer?

Estou convencido de que não vale a pena perdermos mais tempo com este modelo de sociedade que em poucas décadas levará a humanidade (e mais algumas espécies!) ao colapso. Ou mudamos radicalmente o modelo, ou não haverá muita gente feliz no mundo. O canadiano Dave Pollard, propôe que se faça uma transição do modelo actual para um "modelo de sociedade natural". Para mim, faz todo o sentido.




Esquema: Dave Pollard

11 junho 2010

Limpar Portugal... ainda.

É frequente a minha pessoa andar dessincronizada com a sociedade portuguesa. Por esse motivo, não estranhe o facto de eu estar a comentar um evento ocorrido há meses. (Vivo tranquilamente com o meu dessincronismo!)

A iniciativa «Limpar Portugal» foi um sucesso. Eu sabia que o povo iria aderir entusiasticamente a esta causa como fez com outras, no passado. Foi bonito mas eu não aderi. Aliás, fiz questão de NÃO LIMPAR Portugal. Porquê? Por uma razão muito simples. Muito mais importante do que limpar Portugal durante um dia ou dois, é fazer o que eu faço ao longo de todo o ano: NÃO SUJAR Portugal. Todos as minhas decisões, desde que acordo até que me deito, são condicionadas pela minha preocupação em reduzir o meu impacto ambiental. É este tipo de atitude que, se amplamente adoptada, poderá ajudar a Humanidade a desviar-se da sua actual rota - a rota do colapso.

De qualquer modo, e para que fique claro, concordo com a iniciativa. Reconheço que tem alguma utilidade.

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.